#15 - Fandango em campo minado

Gravado em Marco de 2016

Na semana do primeiro Orçamento de Estado do resto das nossa vidas, no Linhas Direitas falamos da situação política nacionalcom uma passagem pelo congresso do CDS-PP. No final uma análise ao Brexit.

Como linhas direitas oferecemos a morte de Nicolau Breyner, o adiantamento do congresso da JSD e o fim da versao de papel do Diario Economico

#14 - Se e quando

Gravado nos idos de marco de 2016. Bom, quase pois hoje e dia 10 de Marco.

A edicao de hoje e uma edicao presidencial: analise aos 10 anos de cavaquismo presidencial e antecipacao dos proximos anos de marcelismo presidencial.

Como linhas direitas oferecemos os 95% da vitoria de Passos Coelho, a transicao no CDS e a decisao do metro de Londres de experimentar em Holborn proibir as pessoas de andar nas escadas rolantes.

#12 - Mexican standoff

Gravado em Dezembro de 2015

No último episódio de 2015 e o primeiro desde que António Costa viu o seu programa de governo ser aprovado no Parlamento, o Linhas Direitas vai até França para falar das eleições regionais e volta a Portugal onde o clima de trapalhada mais parece um impasse mexicano.

No final Pedro Telles preocupa-se com o índice de transparência municipal, Nuno Lebreiro atira-se à ausência do PS da comemoração do 25 de Novembro e Afonso Vaz Pinto critica o Black Friday.

 

 

#11 - Governo de indigestao

Gravado em Novembro de 2015

Neste undécimo episódio de Linhas Direitas, falamos sobre o fim (interlúdio?) da crise política portuguesa agora que o Presidente Cavaco Silva indigitou o não-vencedor das eleições Antonio Costa para Primeiro-Ministro. Como segundo tema comentamos o estado de cerco que viveu Bruxelas esta semana.

Oferecemos como linhas direitas neste programa a demissão de Garcia Pereira do MRPP, a Volkswagen e o juiz Rui Rangel.

#10 - Sexta-Feira 13

 

Gravado em Novembro 2015

No décimo episódio do podcast Linhas Direitas conversa-se sobre os terríveis atentados terroristas em Paris. Em seguida, regressa-se a Portugal para comentar os últimos desenvolvimentos da crise política portuguesa.


Nas linhas finais, uma referência para o Jar-Jar Binks do "combate" das Estrelas, para as próximas iniciativas legislativas sobre causas fracturantes e, por fim, uma referência pouco elogiosa para com a Ana Gomes.

#9 - As Centenas

Gravado em Novembro de 2015

No nono episódio do podcast Linhas Direitas continua a tratar-se da agudíssima crise política que se vai vivendo em Portugal, bem como a forma como os participantes imaginam o futuro próximo do país.

Nas linhas finais, tempo para uma sentida homenagem a Pancho Guedes, uma referência ao livro "Os Predadores" de Vítor Matos e aos mais recentes desenvolvimentos nos exits, da Catalunha face a Espanha, e da Grã-Bretanha face à União Europeia.

 

#7 - Costa Discordia

Gravado em Outubro de 2015

No sétimo episódio do podcast Linhas Direitas, logo após a declaração do Presidente Cavaco Silva os três participantes admiram-se, arrepiam-se, e consolam-se, perante os diversos cenários políticos que a possibilidade de uma maioria de esquerda parlamentar faz adivinhar. Em seguida, analisa-se o anúncio da candidatura do Professor Marcelo.

#5 - Dasse Auto

 

Gravado em Setembro de 2015

No quinto episódio do podcast Linhas Direitas volta-se à carga na campanha eleitoral, opinando sobre os dois debates, os múltiplos "empates técnicos", a cobertura jornalística da campanha e os diferentes significados imputáveis aos elevados valores de abstenção. Em seguida, pasmamo-nos a propósito da salgalhada que a Volkswagen arranjou ao ter concebido um software capaz de ludibriar a regulação ambiental - e por ter sido apanhada a fazê-lo.
 

Nas notas finais, elogia-se o Conselho Europeu, chumba-se o chumbo anunciado de António Costa ao Orçamento de Estado de 2016 e faz-se uma apaixonada apologia do Rugby.

#4 - Inicio de campanha

 

Gravado em Setembro de 2015

Depois de uma pausa estival, no quarto episódio do podcast Linhas Direitas analisa-se a situação política nacional e o início da campanha eleitoral, em particular, o primeiro debate televisivo, as sondagens e a qualidade, ou falta dela, do debate político em geral. Em seguida, aborda-se a crise dos refugiados, a respectiva resposta da União Europeia e a forma como os conflitos de valores e a acomodação cultural representam um grande desafio para a Europa dos dias de hoje.

Nas linhas finais apontam-se espingardas à CNE, alvitra-se sobre jornalismo e comenta-se a eleição de Jeremy Corbyn no Reino Unido.

#3 - Os mestres da tactica

Gravado em Maio de 2015

No terceiro episódio do podcast Linhas direitas começa-se por analisar o estado da arte no que concerne ao processo das eleições presidenciais portuguesas. Pelo caminho ficam algumas considerações, mais ou menos simpáticas, sobre os candidatos Henrique Neto, Sampaio da Nóvoa, bem como dos proto-candidatos Rui Rio e Marcelo Rebelo de Sousa. Em seguida, viaja-se até à Suiça a propósito do escândalo FIFA.

Os bitaites finais variam entre a tragédia grega que se vai vivendo por estes dias, o extraordinário episódio da comemoração do Dia da Criança em Portalegre e ainda o descontentamento com o "excesso" de turistas na cidade de Lisboa.

#2 - Por entre referendos e sondagens

Gravado em Maio de 2015

Temas:

No segundo episódio do podcast Linhas Direitas aborda-se o tema do anúncio por parte do PSD e CDS de que enfrentarão as próximas eleições legislativas coligados. Em seguida, dá-se um salto até ao Reino unido para analisar as eleições que, surpreendentemente, deram uma maioria absoluta aos Conservadores.

Notas finais:

As notas finais variam entre uma apaixonada defesa da aplicação Uber, uma menos consensual apologia do novo Museu dos Coches e uma farpa lançada a propósito do referendo sobre o casamento homossexual na Irlanda.

#1 - Por linhas direitas e tortas

Primeiro episodio, gravado em Abril 2015.

Temas:

Neste primeiro episódio começa-se por um tema mais alargado, "O Estado da Direita em Portugal", acabando num tema mais concreto, e actual, a propósito da problemática da imigração na União Europeia e a recente tragédia ocorrida no Mediterrâneo.

Notas soltas:

Umas breves notas finais que versam sobre a vontade do Partido Socialista em reintroduzir o imposto sucessório, as eleições no Reino Unido e a tentativa da Assembleia da República em condicionar a comunicação social durante as próximas campanhas eleitorais.