No programa desta semana abordamos a candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, o caso da morte do cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa e a greve de fome do movimento Pão e Água.
#52 - Estratégia, Qual Estratégia?
No programa desta semana discute-se o Orçamento de Estado e a questão do Novo Banco, bem como a “estratégia” de combate ao COVID 19, em particular alguns desafios colocados pela vacinação.
#51 - Direita à là Carte
No programa desta semana discute-se o estado da pandemia COVID 19, o acordo político para uma maioria parlamentar nos Açores e o veto da Polónia e da Hungria ao plano de recuperação da União Europeia.
#50 - Cartas na Mesa
No programa desta semana discute-se com vigor a carta publicada no jornal Público assinada por diversos nomes da direita liberal e o actual momento do processo eleitoral nos EUA.
#49 - O Duelo Final: Especial Eleições EUA
No programa desta semana, gravado na véspera das eleições para a Presidência dos EUA, numa edição especial, contamos com a presença do convidado Vasco Rato para analisar e comentar o momento que se vive nos Estados Unidos e o seu contexto internacional. No final, houve ainda tempo para falar de Moçambique, do financiamento do movimento independentista catalão, da proibição de circulação entre concelhos e do novo partido de Nigel Farage no Reino Unido.
O Duelo Final: Trump vs. Biden
Além de tudo o resto, 2020 é também o ano das eleições mais disputadas da história dos Estados Unidos da América: Donald Trump concorre para a reeleição com o candidato do partido Democrata Joe Biden. No próximo dia 3 de Novembro, no dia das eleições, não perca a Edição Especial do Linhas Direitas com o convidado Vasco Rato.
#48 - Anticiclone dos Açores
No programa desta semana abordam-se os dois temas da ordem do dia político: as eleições nos Açores e as negociações sobre o Orçamento de Estado. No final, houve tempo para falar das declarações papais sobre as uniões civis, o “laptop from hell” de Hunter Biden e o Prémio Sakharov deste ano.
#47 - Volta Ao Mundo em COVID
No regresso do Linhas Direitas para a sua quinta temporada, discute-se o momento actual da pandemia COVID em Portugal, as tensões e negociações a propósito do Orçamento de Estado para 2021, o Gonçalo Cevada traz os últimos desenvolvimentos políticos em Espanha e o Nuno Lebreiro fala sobre o momentum da campanha de Donald Trump nos EUA. Houve ainda tempo para lamentar a morte do professor francês decapitado por um terrorista islâmico, o processo da Ordem dos Médicos aos Médicos Pela Verdade e a construção de um muro entre a África do Sul e Moçambique.
A Temporada 5 vem aí!
Vai arrancar esta semana a quinta temporada do Linhas Direitas.
#46 - Nuvens Sobre a Serra de Sintra
No programa da semana de hoje, o último da temporada, tratam-se as conclusões do Conselho Europeu, bem como a forma como Portugal pode, ou não, aproveitar os fundos que lhe serão alocados. Depois debate-se o Estado da Nação com que entramos de férias. Houve ainda tempo para falar de mais um escândalo em Espanha sobre o financiamento do Podemos, sobre a nova censura tecnológica da Google e o caso que tocou o país desta semana dos dois alunos ameaçados de chumbo por não terem frequentado a disciplina de cidadania.
Um muito obrigado por parte dos membros do Linhas Direitas a todos os nossos ouvintes, desejos de um óptimo Verão e em Setembro juntem-se outra vez!
#45 - Na Ressaca do Milagre Português
No programa desta semana começamos por comentar o teste positivo do COVID 19 de Jair Bolsonaro, passamos para a onda de cancelamento de reuniões entre o Governo português e diferentes entidades, como o Infarmed e os debates quinzenais na Assembleia da República, e daí para o estado da oposição em Portugal. Houve ainda tempo para falar de Mário Centeno, da Planned Parenthood norte-americana e do novo líder do Eurogrupo.
#44 - Costa Nostra
No programa desta semana discute-se a vaga de nacionalizações em Portugal bem como o estado da arte na política partidária. Os novos partidos irão ter sucesso? Houve ainda tempo para falar da Rússia, de Hong Kong e da política climática.
#43 - O Abominável Mundo Novo
No programa desta semana discutimos o “desconfinamento” português e as mais recentes polémicas políticas nacionais em tempos de COVID. Como segundo tema, uma visão mais lata e abstracta sobre a realidade mediática e política internacional, neste novo mundo polarizado e hipermediático. Houve ainda tempo para falar um bocadinho de financiamento partidário venezuelano ao 5 Estrelas italiano, imigração e alguma publicidade em causa própria com um novo projecto mediático.
#42 - E Tudo Centeno Levou
No programa desta semana debatemos as comemorações do 10 de Junho, a saída de Mário Centeno do governo e as manifestações sobre a temática do racismo.
#41 - Totoeuropa
No programa desta semana abordam-se os planos de recuperação económica apresentados quer pelo Governo e quer pelo PSD, bem como a situação explosiva actualmente vivida nos EUA. Houve ainda tempo para se falar de Espanha, dos devaneios de Pires de Lima e do clima de tensão vivido actualmente entre a China e a Índia.
#40 - Desconfinando
No programa de hoje discute-se os primeiros passos dados no desconfinamento português, as fotografias do Presidente Marcelo e do almoço de Ferro Rodrigues com António Costa, o financiamento estatal da comunicação social e ainda as próximas eleições presidenciais ou, pelo menos, os candidatos que para eles se vão perfilando. No final, ainda houve tempo para falar da situação em Espanha, do fim da neutralidade na Wikipédia e do anúncio de um novo livro do Professor Cavaco Silva.
#39 - Farsa Gripada
No programa de hoje discutimos o caso Centeno e a mini-crise governamental, bem como o lançamento da recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa por parte de António Costa — e o respectivo apoio. Houve ainda tempo para falar de Fátima e do CDS, de preços tabulados e do escândalo que abala os EUA: o Obamagate.
#38 - Trotskosta e a Dança das Cadeiras
No programa desta semana abordamos vários temas que têm estado na ordem da semana: primeiro, a manifestação do 1º de Maio, depois, o reaparecimento do PS mais radical de Pedro Nuno Santos e a sua visão para a TAP e, finalmente, o estado da arte na UE abalada pela decisão desta semana do Tribunal Constitucional alemão que na prática contesta o programa de Quantitative Easing do BCE. Como linhas finais houve tempo para ir até Espanha bem como falar-se do PSD.
#37 - Onde É Que Estavas no 25 de Abril?
No programa desta semana abordamos o 25 de Abril e as suas comemorações, as declarações onde o Primeiro Ministro assume desvalorizar a Constituição face às necessidades do Estado de Calamidade e, ainda, num salto transatlântico, comenta-se também a polémica com Donald Trump e os desinfectantes, bem como o momento político americano e internacional. Como linhas, breves apontamentos sobre o Brasil, a comunicação social portuguesa e o Banco Alimentar de Isabel Jonet.
#36 - Costa é Fitch
No programa desta semana aborda-se o tema da ordem do dia, as comemorações do 25 de Abril, bem como os aumentos da Função Pública e o financiamento do Governo à comunicação social. Num tema mais internacional, discute-se também a certificação digital de saúde, e os problemas para a privacidade e liberdade individual que daí advêm, havendo tempo ainda para discorrer acerca do Big Brother, de Bill Gates e da problemática da vacinação obrigatória. Como linhas finais, houve oportunidade para dar um salto até à Bélgica e outro até à Venezuela.