O podcast Linhas Direitas nasce da ideia partilhada em 2014 pelos seus três fundadores — Nuno Lebreiro, Pedro Telles e Afonso Vaz Pinto — de que o espaço público e mediático português se encontra muito centrado à esquerda e com pouca capacidade para debater ideias e perspectivas situadas mais à direita. Daí decorreu a vontade de juntar pontos de vista que, apesar de alinhados no espectro político, não deixam de ser bastante diversos entre si.

Podem subscrever o podcast directamente no iTunes, no Spotify, no YouTube e no Facebook, bem como seguir-nos no Twitter e acompanhar todas as novidades, notas dos programas e demais produção dos membros do Linhas Direitas subscrevendo os nossos canais no Telegram e no WhattsApp.


Quem Somos

Nuno Lebreiro

Nascido em Lisboa em 1978, licenciado em Ciência Política, é Mestre em Filosofia Política (MA) pela Universidade de Leiden, na Holanda, e também Magna Cum Laude em Metafísica e Filosofia da Cultura (MPhil) pela Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica (KU Leuven). Actualmente, reside em Bruxelas prosseguindo a actividade de investigação universitária como Doutorando em Filosofia, igualmente na KU Leuven, focado na ligação entre interpretações metafísicas do mundo e a forma como estas influenciam e justificam teorias políticas, em particular o liberalismo político contemporâneo. Em Portugal, quando não está com as mãos na cabeça a reclamar contra o socialismo vigente, dedica-se a diversos projectos empresariais, passando grande parte do tempo na sua quinta situada na Costa Alentejana, perto da Zambujeira do Mar. Assinou uma coluna semanal no Novo Semanário (onovo.pt) entre 2021 e 2022 e escreve agora quinzenalmente para o jornal Observador. Publicou em 2023, junto com outros autores, a obra Polarização - Ensaios de História, Filosofia e Teoria Política. É casado e pai de quatro filhos. Podem também encontrá-lo no Facebook, no Twitter e no Telegram.

 Nuno Gonçalo Poças

Nasceu em 1985, formou-se em Direito, é casado e pai de duas filhas. Trabalhou em pequenos escritórios e grandes sociedades de advogados, interrompeu a actividade para uma curta experiência num gabinete governamental dedicou-se à advocacia em contexto empresarial, no ramo imobiliário, e é hoje sócio da AAMTLegal. Publicou sobre Ética e Responsabilidade Social nas Decisões Judiciais no Internacional Journal of Business Strategy and Automation (2019) e sobre Liberdade de Expressão e Direito à Privacidade no International Journal of Project Management and Productivity Assessment (2021), ambos da norte-americana IGI Global. É colunista no jornal Observador, onde também escreve ensaios sobre políticas públicas nos sectores da justiça, transparência e combate à corrupção, e ensaios de História contemporânea. É autor dos livros Presos por um Fio – Portugal e as FP-25 de Abril (Casa das Letras, 2021), O Fenómeno Marcelino da Mata – O Herói, o Vilão e a História (Casa das Letras, 2022) e O Príncipe da Democracia - Uma biografia de Francisco Lucas Pires (D. Quixote, 2024).

Vítor Santiago Nunes

Nasceu em 1974 em Coimbra e é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela universidade da Lusa-Antenas. Um apaixonado por vendas de projectos de engenharia, trabalhou em vários sectores de engenharia (telecomunicações, ambiente, industrial) com clientes na Europa, África, América Latina e Ásia. Vive actualmente em Espanha, mas já correu o mundo (Suécia, França, Angola, Inglaterra, Brasil e Emirados Árabes). Além de Portugal, claro. É um apaixonado pelo mundo, pelas pessoas e acima de tudo, pela liberdade. Um liberal assumido com todos os seus defeitos e qualidades, grande apreciador de culinária (fazer e “desfazer”), do mundo do vinho e seus associados e de tudo o que a natureza nos dá (apesar de preferir um cabrito assado a brócolos cozidos). Lutador pelo bom ambiente (menos poluição, melhor tratamento dos animais, florestas e terrenos), mas totalmente anti-políticas climáticas centralistas e extremamente duvidosas.

Afonso Vaz Pinto

Consultor de Comunicação na JLM&Associados. É Licenciado em Ciência Política e tem um Mestrado em Estudos Africanos. Foi jornalista no “Semanário” e no “Diário Económico”. Passou também pela multinacional italiana “Es-Ko International” onde, a partir do Uganda, trabalhou na área de logística alimentar da operação de paz da ONU no Congo e no Sudão. Ainda em África realizou trabalhos em missões humanitárias e de acção social em Moçambique, onde também liderou o escritório da JLM, em Maputo, entre 2017 e 2020.

Gonçalo Dorotea Cevada

Gonçalo Dorotea Cevada, natural de São Jorge de Arroios, Lisboa. Nasceu em 1988, é jurista, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, e tem um LL.M em Tax Law pela Queen Mary University of London. Desde 2014 que vive e trabalha em Londres como International Tax Manager na EY. Antes passou pela KPMG Portugal e por uma multinacional Brasileira do sector energético. Escreve com regularidade para o jornal Português Observador. Como independente, é membro do Gabinete de Estudos do CDS-PP, estando integrado no grupo de trabalho sobre economia digital. Inglaterra é o quinto País onde já viveu, e já visitou cerca de 60 países no Mundo. É profundamente liberal e assumidamente capitalista.

Pedro Telles

Pedro Telles, Professor Universitário na Universidade de Swansea (Reino Unido). É doutorado e licenciado em Direito, tendo sido advogado em Lisboa e Barcelona numa vida passada. Escreve sobre temas jurídicos no blog telles.eu e tem uma especial queda por temas relacionados com startups e tecnologia. O seu coração tem apenas uma cor: verde e branco e azul grená. Podem encontrá-lo no twitter como @detig.